Devocional em Gênesis 03

Igreja Reformada na Candângolândia - IRC > Gênesis > Devocional em Gênesis 03

Bom dia igreja!

Quero ajudar vc a ler a Bíblia.

Lei e reflita um capítulo por dia 👍

Devocional em Gênesis 03 (leia o capítulo 3 de Gênesis hoje) 11.01.2024.

Refletindo sobre Gênesis 3, podemos chegar a uma reflexão mais profunda sobre a natureza humana e o plano de Deus para a salvação. O relato da tentação e queda de Adão e Eva nos alerta para as tentações sutis que enfrentamos em nossas vidas. Assim como a serpente distorceu a verdade para se adequar aos desejos de Eva, muitas vezes também somos tentados a distorcer a palavra de Deus para justificar nossos próprios desejos e pecados.

O desejo de Eva de ser como Deus reflete nossa própria tendência de querer controlar nossas vidas e negar a soberania divina. A busca por transcendência e autossuficiência nos leva ao pecado e ao afastamento de Deus. Além disso, o autoengano de Eva ao acreditar que poderia ganhar sabedoria através da desobediência nos mostra como podemos nos enganar para justificar nossas ações erradas.

A negligência de Adão em intervir durante a tentação destaca a importância da responsabilidade mútua e do apoio em relacionamentos, especialmente diante do erro e do pecado. Como seres humanos, somos chamados a cuidar e orientar uns aos outros, para evitar a queda e ajudar na restauração daqueles que caíram.
Ao se esconder de Deus, Adão revela as consequências do pecado – a separação e o distanciamento de Deus. Isso nos faz refletir sobre as consequências espirituais do pecado em nossas vidas e a necessidade de nos reconciliar com Deus.

A sentença para a mulher e a serpente, e a promessa do Messias, nos mostra que o sofrimento é uma realidade em nossas vidas devido ao pecado, mas Deus promete enviar o Messias para esmagar a cabeça da serpente. Isso aponta para a vinda de Jesus Cristo, que trará a redenção e a restauração da humanidade.

A sentença para Adão, de trabalhar com dificuldade a terra, representa as lutas e dificuldades que enfrentamos em nossas vidas após a queda. O trabalho árduo e as lutas que experimentamos são consequências do pecado, mas também nos lembram de nossa necessidade de depender de Deus e buscar a redenção em Cristo.

Finalmente, a expulsão do Paraíso nos lembra das consequências duradouras do pecado, mas também antecipa a necessidade de redenção e aponta para a graça e o amor de Deus mesmo diante da desobediência humana. O capítulo 3 de Gênesis, então, nos convida a refletir sobre nossa própria queda e pecado, mas também nos abre para a esperança e a promessa de redenção através de Jesus Cristo.

Pr Marcello Amorim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *