Paz igreja, bom dia
Leia a Bíblia todos os dias
Leia pelo menos um capítulo por dia
Devocional Levítico 11 – 24.07.2024
Vamos dar uma olhada em Levítico 11, onde Deus dá instruções detalhadas sobre quais animais os israelitas podem e não podem comer. Esse capítulo pode parecer um pouco estranho para nós hoje, mas ele tem muito a nos ensinar sobre pureza, santidade e obediência.
Deus dá uma lista bem específica de animais que são considerados puros e que podem ser comidos, e outros que são impuros e que devem ser evitados. Por exemplo, os israelitas podiam comer animais que têm o casco dividido e que ruminam, como bois e ovelhas. Já animais como porcos e camelos, que não se enquadram nessas características, eram proibidos.
Da mesma forma, havia regras sobre quais peixes, aves e insetos poderiam ser comidos. Apenas os peixes com barbatanas e escamas eram permitidos, e a maioria das aves e insetos eram proibidos, com algumas exceções específicas.
Essas regras sobre os alimentos não eram apenas questões de saúde ou higiene, mas sim de pureza cerimonial. Deus queria que Seu povo fosse separado, distinto das nações ao seu redor. As leis dietéticas eram uma maneira de lembrar constantemente os israelitas da sua identidade como povo santo de Deus.
Deus diz aos israelitas: “Sede santos, porque eu sou santo” (Levítico 11:44). As restrições alimentares eram uma expressão externa dessa santidade interna que Deus desejava para Seu povo. Ao obedecer a essas leis, os israelitas demonstravam sua dedicação e obediência a Deus, reconhecendo que Ele tem o direito de determinar como eles devem viver.
Levítico 11 nos ensina que a santidade e a obediência a Deus devem permear todos os aspectos de nossas vidas, até mesmo o que comemos. Embora hoje não estejamos sob as mesmas leis dietéticas, o princípio subjacente permanece: Deus deseja que vivamos de maneira que reflita Sua santidade e nos separe do pecado.
Estamos vivendo de maneira que reflete a santidade de Deus? Estamos atentos às áreas da nossa vida que precisam ser ajustadas para alinhar-se com os padrões de Deus? Que possamos buscar viver em santidade e obediência em todos os aspectos de nossas vidas.
Oração
Senhor, agradecemos pela Tua Palavra que nos chama à santidade. Ajuda-nos a viver de maneira que reflita a Tua santidade em todas as áreas das nossas vidas. Que possamos ser um povo separado, dedicado a Ti e obediente à Tua vontade. Em nome de Jesus, amém.
Pr Marcello Amorim