Devocional em Êxodo 30

Igreja Reformada na Candângolândia - IRC > Êxodo > Devocional em Êxodo 30

Paz igreja , bom dia

Espero que nesse tempo vc tenha permanecido firme na sua leitura das escrituras.

Devocional em Êxodo 30 -10.06.2024

Imagine a dor de Raquel, que via sua irmã Lia dando à luz filhos enquanto ela mesma não podia ter nenhum. A angústia da esterilidade era esmagadora. Em Êxodo 30, ainda que não diretamente relacionado, vemos uma atenção aos detalhes das instruções de Deus, que refletem a ordem e o cuidado divino. Raquel também estava sob o olhar atento de Deus, mesmo quando parecia que Ele estava em silêncio.

A rivalidade entre Raquel e Lia é um retrato vívido das tensões familiares. Lia, amada menos por Jacó, tentava encontrar valor nos filhos que dava a ele, enquanto Raquel, apesar de ser a amada, sofria pela falta de filhos. Ambas queriam o que a outra tinha, criando uma disputa amarga. Na leitura de Êxodo 30, vemos Deus estabelecendo uma ordem para o Seu povo, lembrando-nos que, mesmo em nossas rivalidades e lutas, Ele deseja trazer ordem e paz.

No devido tempo, Deus ouviu o clamor de Raquel e a abençoou com um filho, José. Este evento destaca a fidelidade de Deus em ouvir e responder às nossas orações. Assim como no tabernáculo descrito em Êxodo 30, onde o incenso subia como uma representação das orações do povo, as súplicas de Raquel também subiram e foram respondidas.

A relação entre Jacó e Labão era complicada e cheia de truques e enganos. Ainda assim, eles fizeram um pacto, buscando uma resolução. Êxodo 30 também fala sobre pactos e promessas, lembrando-nos da seriedade com que devemos tratar nossos compromissos, tanto com Deus quanto com os outros.

Deus abençoou Jacó com riquezas, apesar das dificuldades e enganos que enfrentou. Da mesma forma, o capítulo de Êxodo 30 nos lembra que Deus é o provedor, estabelecendo regras sobre o óleo da unção e o incenso, símbolos de Sua presença e bênção contínua sobre o Seu povo.

A história de Raquel e Lia, e os eventos envolvendo Jacó, nos mostram que Deus está sempre presente em nossas lutas, rivalidades e esperanças. Ele escuta nossas orações, estabelece ordem em meio ao caos e nos abençoa em Seu tempo perfeito.

Precisamos confiar na soberania de Deus, mesmo quando enfrentamos situações difíceis e aparentemente injustas. Assim como Raquel e Lia tiveram que aprender a lidar com suas circunstâncias, devemos buscar a paz e a confiança no Senhor. Lembre-se de que suas orações são preciosas para Deus, como o incenso no tabernáculo.

Oração
Senhor, ajuda-nos a confiar em Ti, mesmo quando enfrentamos dificuldades e rivalidades. Ensina-nos a viver em paz com os outros e a esperar pacientemente por Tuas bênçãos. Que nossas orações subam a Ti como incenso, e que Tua presença nos traga conforto e direção. Amém.
Pr Marcello Amorim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *