Bom dia igreja!
Quero ajudar você a ler a Bíblia
Leia pelo menos um capítulo da Bíblia (na ordem em que ele está sendo disponibilizado aqui, estamos no capítulo 9 de Gênesis) depois o devocional. 👍
Devocional em Gênesis 09 em 20.01.2024
Na sua misericórdia, Deus abençoou Noé e sua família após o dilúvio, retomando o mandamento original de “ser fecundos e multiplicar-se”. Isso mostra que Deus não desistiu de sua criação. Mesmo diante da corrupção e do pecado, Ele continua a se interessar pela humanidade e tem um plano para cada um de nós.
Deus também estabeleceu uma aliança com Noé e toda a criação, representada pelo arco-íris. Essa aliança é unilateral, dependendo somente da fidelidade e do caráter imutável de Deus. Isso nos mostra que Deus é um Deus de alianças, que busca ter um relacionamento e um compromisso contínuo conosco.
No entanto, esse capítulo também nos lembra que somos humanos e falíveis. Noé, apesar de ser reconhecido como um homem justo, também pecou. Sua embriaguez nos mostra que ninguém está além da tentação e que todos precisam da graça e misericórdia de Deus em suas vidas. Isso nos leva a refletir sobre a importância da vigilância e autodisciplina na vida espiritual.
Além disso, o capítulo fala sobre as bênçãos e maldições que Noé pronuncia sobre sua descendência. Isso nos mostra que nossas escolhas morais têm consequências para as gerações futuras. As ações de Cam resultaram em uma maldição sobre Canaã, enquanto Sem e Jafé são abençoados. Isso enfatiza a importância do nosso comportamento e caráter, bem como a maneira como nossas ações podem afetar não apenas a nós mesmos, mas também aqueles ao nosso redor.
Portanto, Gênesis 9 nos desafia a viver de maneira digna das promessas e alianças de Deus. Devemos lembrar que nossas ações têm um impacto significativo não apenas em nossa própria vida, mas também na vida das gerações futuras. Isso nos leva a buscar agradar a Deus em todas as áreas de nossa vida, reconhecendo nossa necessidade de Sua graça e respondendo a ela com obediência e reverência.
Pr Marcello Amorim