Bom dia igreja!
Devocional em Gênesis 19 , em 05 de Fevereiro de 2024
Aqui no capitulo 19 de Gênesis, testemunhamos a intervenção divina na vida de Ló e de sua família. Deus, na sua sabedoria insondável, envia dois anjos para visitarem Ló em Sodoma. O que se segue é uma poderosa demonstração da soberania de Deus e do seu desejo de resgatar e proteger aqueles que são seus.
Ló recebe a visita de dois anjos em sua casa: Imagine a surpresa de Ló quando vê dois homens misteriosos chegando a sua porta. Esses mensageiros celestiais vieram para levar a cabo a vontade de Deus. Ao receber esses visitantes em sua casa, Ló não tinha ideia do que estava por vir. E nós, será que estamos atentos às visitas de Deus em nossas vidas? Às vezes, a prova da nossa fé está em como respondemos às oportunidades que Deus nos dá para servi-lo
Os anjos do Senhor tiram Ló e sua família de Sodoma: Por causa da perversidade e do pecado descarado das cidades de Sodoma e Gomorra, Deus decide puni-las com a destruição completa. No entanto, a misericórdia divina brilha quando Deus decide salvar Ló e sua família. Deus revela seu plano aos anjos, dizendo-lhes: “Destruirei a cidade, pois o clamor contra ela tem se avolumado perante a face do Senhor, e o Senhor nos envia para destruí-la” (Gênesis 19:13). Assim como Ló e sua família foram resgatados da cidade condenada, também somos chamados por Deus para nos separarmos do mundo e vivermos uma vida de santidade.
A destruição de Sodoma e Gomorra: As cidades perversas de Sodoma e Gomorra foram destruídas pelo fogo e enxofre enviado do céu. Esse evento trágico nos mostra que Deus, mesmo sendo amoroso e misericordioso, também é um Deus justo e santo, e não tolera o pecado. A destruição dessas cidades serve como um lembrete solene de que o juízo de Deus sempre advirá sobre a maldade humana. Que isso nos conduza a um temor piedoso e a um desejo ardente de buscar a santidade.
A origem dos moabitas e dos amonitas: Após a destruição de Sodoma e Gomorra, Ló e suas filhas encontram refúgio nas montanhas. Com medo da solidão, as filhas de Ló conspiram para engravidarem do próprio pai, resultando nos nascimentos dos moabitas (por meio de Moabe) e dos amonitas (por meio de Ben-Ami). Essa triste história destaca os perigos da falta de discernimento e da busca egoísta por companhia. Podemos aprender com isso o quanto é importante confiar na vontade de Deus e evitar tomar decisões precipitadas.
O capítulo 19 de Gênesis nos revela tanto a soberania como a misericórdia de Deus. Vemos o Senhor enviando anjos para salvar Ló e sua família da destruição certa. Ao mesmo tempo, contemplamos a justiça divina sendo manifestada na destruição de Sodoma e Gomorra. Essa passagem nos desafia a estarmos atentos às visitas de Deus em nossas vidas e a buscar a santidade, sabendo que o juízo de Deus virá sobre a maldade humana. Que possamos confiar em Deus, mesmo em meio às provações, e seguir fielmente a Sua vontade, evitando as armadilhas do egoísmo e da falta de discernimento.
Pr Marcello Amorim