Paz igreja, bom dia
Leia a Bíblia todos os dias
Devocional Números 14-30.09.2024
Números 14 é uma continuação direta do capítulo anterior, onde o povo de Israel, após receber o relatório negativo dos 10 espias, sucumbe ao medo e começa a murmurar contra Deus e Moisés. Eles chegam ao ponto de desejar voltar para o Egito, mesmo após tudo o que Deus fez para libertá-los da escravidão. O povo diz: “Por que o Senhor nos traz para essa terra, para cairmos à espada?” (Números 14:3).
Essa atitude revela a dureza do coração humano. Eles foram libertos com sinais e maravilhas, receberam a promessa de uma terra abundante, mas na primeira grande dificuldade, desejam retornar à escravidão. Quantas vezes em nossa caminhada espiritual agimos assim? Em vez de confiar nas promessas de Deus, olhamos para as circunstâncias e esquecemos o que Ele já fez por nós.
Diante dessa rebelião, Deus fica irado e ameaça destruir todo o povo, oferecendo a Moisés a chance de começar uma nova nação a partir dele. Contudo, Moisés, em vez de aceitar essa oferta, intercede pelo povo. Ele argumenta com Deus, apelando à Sua misericórdia e lembrando das promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó.
Moisés nos ensina uma lição importante sobre a intercessão. Mesmo quando o povo merece o julgamento de Deus, Moisés clama por misericórdia. Ele coloca o bem do povo acima de qualquer benefício pessoal. Isso aponta para Cristo, nosso Intercessor, que, mesmo quando merecemos condenação, intercede por nós diante do Pai.
Apesar da intercessão de Moisés, Deus anuncia que aquela geração, com exceção de Calebe e Josué, não entrará na terra prometida. Eles vagarão no deserto por 40 anos, até que todos os incrédulos morram. Somente seus filhos, a geração mais nova, verá a terra que eles rejeitaram por medo.
A incredulidade tem consequências. Quando nos recusamos a confiar em Deus, quando deixamos o medo e a dúvida tomarem conta, nos afastamos das bênçãos que Ele tem para nós. A consequência da incredulidade de Israel foi perder a chance de entrar na terra prometida. Isso serve como um lembrete de que a fé é essencial para caminhar com Deus.
Números 14 nos mostra os perigos da incredulidade e da murmuração. Quando tiramos nossos olhos de Deus e focamos apenas nas dificuldades, começamos a questionar Sua bondade e a perder de vista Suas promessas. Contudo, também vemos a intercessão de Moisés, um reflexo da graça de Deus, que mesmo em meio à rebelião do povo, oferece misericórdia e uma nova chance à geração seguinte.
Você tem bem registrado na sua memória tudo o que Deus já fez na sua vida . Se necessário escreva em um diário as o que Deus já fez na sua vida e as áreas onde Ele te chama a confiar mais. Toda semana, revise esse diário e veja o quanto Deus tem sido fiel, mesmo nos momentos de dificuldade. Isso ajuda a combater a tendência de murmuração e incredulidade, fortalecendo nossa fé ao nos lembrarmos de Seu cuidado pela nossa vida .
Oração
Senhor, sabemos que muitas vezes falhamos em confiar plenamente em Ti. Assim como o povo de Israel, facilmente nos deixamos levar pelo medo e pela dúvida. Perdoa-nos pela nossa incredulidade e ajuda-nos a focar nas Tuas promessas, não nas nossas circunstâncias. Obrigado por Teu Filho Jesus, nosso Intercessor, que sempre clama por nós. Fortalece nossa fé e nos lembra constantemente do Teu amor e fidelidade. Em nome de Jesus, amém
Pr Marcello Amorim