Paz igreja, bom dia
Leia a Bíblia todos os dias
Devocional em Números 33 – 12.11.2024
Números 33 faz uma recapitulação da jornada do povo de Israel desde sua saída do Egito até as margens do rio Jordão, prestes a entrar na Terra Prometida. Deus instrui Moisés a registrar cada um dos lugares por onde o povo passou, e o capítulo é uma espécie de diário de viagem. Cada parada é mencionada com detalhes, relembrando eventos importantes e também lembrando as promessas e provisões de Deus ao longo do caminho.
Cada lugar citado relembra um pedaço da fidelidade de Deus. Em todos os momentos, desde a libertação até as dificuldades no deserto, Deus estava presente, guiando, protegendo e provendo para o povo. Ele prometeu levá-los à Terra Prometida e, mesmo com as falhas do povo, manteve sua promessa.
Ao olhar para trás e lembrar cada etapa da jornada, os israelitas são convidados a refletir sobre o que Deus fez por eles. Esse exercício de memória é um chamado à gratidão. É fácil esquecer os momentos em que Deus nos sustentou, especialmente quando enfrentamos novas lutas. Esse capítulo nos lembra da importância de termos “marcos” de memória.
Nos versículos finais (v. 50-56), Deus instrui o povo a expulsar os habitantes de Canaã e destruir todos os ídolos e altares pagãos da terra. Deus não quer apenas que Israel possua a terra, mas que ela seja santa e livre da influência de práticas idólatras. Essa instrução deixa claro que a obediência a Deus precisa ser radical; não há espaço para meio-compromisso.
Deus também avisa que, se o povo deixar de expulsar os habitantes da terra, essas nações se tornarão um laço e uma fonte de problemas. Deus deixa claro que Sua bênção e proteção são condicionadas à fidelidade do povo. Esse é um lembrete poderoso sobre como o pecado não lidado pode nos prender e nos afastar de Deus.
Números 33 nos leva a refletir sobre a caminhada da vida e a fidelidade de Deus em cada passo. Quando olhamos para trás, podemos ver onde Deus nos sustentou e nos livrou, mesmo em momentos difíceis. Ele nos chama a viver de maneira santa, a sermos obedientes e vigilantes para não permitirmos que “resquícios” de pecado permaneçam em nossas vidas.
Hoje, reserve um tempo para relembrar a sua jornada com Deus até aqui. Talvez você queira escrever uma “linha do tempo ”, anotando os momentos em que viu a mão de Deus na sua vida, os livramentos e as provisões. Ao fazer isso, peça a Deus para mostrar se há áreas de “resquícios” — influências, hábitos ou comportamentos — que você precisa deixar para trás. Deus nos chama a uma caminhada pura e dedicada a Ele.
Oração
“Senhor, obrigado por cada passo da minha jornada e por todas as vezes em que me sustentaste. Ajuda-me a lembrar das Tuas misericórdias e a viver uma vida que Te honra, sem concessões ao pecado ou influências que me afastem de Ti. Dá-me um coração obediente e uma visão clara de quem Tu és e de como Tu tens sido fiel. Que minha vida seja um testemunho da Tua graça. Em nome de Jesus, amém.”
Pr Marcello Amorim