Devocional em Números 9

Igreja Reformada na Candângolândia - IRC > Números > Devocional em Números 9

Paz igreja, bom dia

Leia a bíblia todos os dias

Devocional Números 9 – 19.09.2024

Em Números 9, o povo de Israel é lembrado da importância de celebrar a Páscoa. A Páscoa era um memorial poderoso do que Deus fez para libertar os israelitas da escravidão no Egito. Deus ordena que celebrem a Páscoa no dia certo, conforme Suas instruções, para que nunca esqueçam Seu ato de redenção. A celebração da Páscoa apontava para o grande ato de salvação que Deus realizaria em Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29).

O que é interessante nesse capítulo é que algumas pessoas estavam impuras e não podiam participar da Páscoa no momento determinado. Elas perguntaram a Moisés o que deveriam fazer, e Moisés consultou o Senhor. Deus permitiu que essas pessoas celebrassem a Páscoa um mês depois, mostrando Sua misericórdia e flexibilidade quando se tratava de corações desejosos de obedecer, mas que estavam impedidos por circunstâncias temporárias. Isso nos ensina sobre a graça de Deus e Sua disposição de incluir todos aqueles que desejam sinceramente estar em comunhão com Ele.

Outro tema forte em Números 9 é a presença de Deus guiando o povo através da nuvem que pairava sobre o Tabernáculo. Quando a nuvem se movia, o povo movia-se; quando ela permanecia, o povo permanecia. Essa orientação direta de Deus mostrava que Ele estava com Seu povo em todos os momentos e lugares. O povo de Israel não dava um passo sem a presença de Deus guiando-os. Isso é um lembrete para nós de que devemos depender da liderança de Deus em nossas vidas e não seguir nossos próprios caminhos.

Números 9 nos ensina duas lições poderosas: primeiro, a importância de lembrar e celebrar a redenção de Deus e, segundo, a necessidade de depender da orientação de Sua presença. Assim como o povo de Israel celebrava a Páscoa para lembrar a libertação no Egito, nós somos chamados a lembrar da nossa redenção através de Cristo. E assim como a nuvem guiava o povo, devemos buscar a orientação de Deus em nossas decisões diárias, confiando que Ele sabe o melhor caminho.

Como estamos seguindo a “nuvem” de Deus hoje. O que está guiando nossas decisões diárias? É a Palavra de Deus, o Espírito Santo, ou estamos apenas confiando em nossa própria intuição? Tire um tempo para orar e perguntar a Deus sobre uma decisão específica que você está enfrentando. Espere por Sua direção, e tenha a disposição de obedecer quando Ele der o próximo passo, mesmo que esse passo seja “esperar”. Assim como os israelitas esperavam pela nuvem, também devemos esperar pacientemente por Deus.

Oração

Senhor, Te agradecemos porque Tu és o Deus que nos guia e nos redime. Ajuda-nos a lembrar sempre do que fizeste por nós em Cristo, nosso Cordeiro da Páscoa. Dá-nos um coração disposto a seguir Tua orientação, assim como o povo de Israel seguiu a Tua nuvem no deserto. Que possamos depender de Ti em cada decisão e confiar que Tu sempre sabes o melhor caminho para nós. Em nome de Jesus, amém.

Pr Marcello Amorim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *